DICAS DE COMO TRATAR AS OLHEIRAS

Quer acorde com os olhos cansados após uma noite mal dormida ou repare que tem olheiras todas as manhãs, estas “sombras” sob os olhos são uma preocupação comum que pode afetar todos os tipos e tons de pele. As olheiras podem tornar-se mais visíveis após uma noite agitada ou uma semana stressante, mas também são causadas por outros fatores que podem estar fora do seu controlo. Embora possa estar fora do seu controlo evitar as olheiras, existem soluções que ajudam a oferecer-lhe um olhar mais descansado.

O QUE SÃO OLHEIRAS?

As olheiras são “sombras” no contorno dos olhos que podem conferir-lhe um ar cansado ou stressado. A pele à volta dos olhos é muito delicada e é frequentemente uma das primeiras zonas a denunciar sinais de envelhecimento.

Esta pele fina pode, por vezes, ser quase translúcida, o que contribui para que as olheiras se tornem ainda mais visíveis.

O QUE CAUSA OLHEIRAS?

As olheiras são o resultado de muitos fatores, incluindo genética, exposição solar e estilo de vida. Algumas pessoas podem apresentá-las quando não descansaram o suficiente, enquanto outras podem tê-las diariamente, independentemente da quantidade e qualidade do sono. Algumas das principais causas das olheiras são:

  • Stress
  • Sono pobre
  • Ingestão excessiva de álcool
  • Ingestão excessiva de sal
  • Desidratação
  • Dieta pobre

QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE OLHEIRAS?

Embora as olheiras apareçam em várias idades e tipos de pele, não são todas iguais e, por isso, há vários tipos de olheiras. Estas apresentam-se em temperaturas diferentes – quente e fria. As olheiras de temperatura quente são mais acastanhadas e as de temperatura fria, são mais azuladas ou roxas.

Olheiras azuis

  • Tom azulado ou roxo (por vezes, com vasos visíveis);
  • Podem relacionar-se com inchaço e excesso de líquido;
  • Mais comummente associadas a tons de pele mais claros.

Olheiras castanhas

  • Podem variar desde o castanho claro até ao castanho escuro;
  • Podem escurecer com a exposição solar (na ausência de cuidados);
  • Mais comummente associadas a tons de pele azeitona ou escuros.

Dependendo do seu tipo de pele, exposição solar, genética e outros factores, pode ser mais provável que tenha um tipo ou outro. Também é possível ter uma combinação de ambos.

AS OLHEIRAS SÃO UM SINAL DE ENVELHECIMENTO?

Ainda que as olheiras sejam frequentemente vistas como um dos primeiros sinais de envelhecimento, na realidade afectam uma vasta gama de idades e podem ser visíveis muito antes do aparecimento de uma linha fina ou ruga. Podem surgir em todos os tipos e tons de pele e em qualquer fase da vida. Contudo, também é verdade que se tornam mais propícias à medida que a pele perde volume e densidade, sendo frequentemente acompanhadas por outros sinais de envelhecimento na zona do contorno ocular, incluindo “Puffiness” (inchaço), Pés de Galinha, Linhas Finas e Rugas, Papos/Bolsas.

O SONO AJUDA A MELHORAR A APARÊNCIA DAS OLHEIRAS?

Embora dormir mais não impeça as olheiras, pode definitivamente ajudar. Um sono reparador é a chave para ajudar a pele a recuperar e a regenerar-se. Aplicar um creme para o contorno dos olhos como parte da sua rotina noturna de cuidados de pele pode ajudá-lo a acordar com um olhar mais disperto e luminoso.

QUAL O TRATAMENTO PARA AS OLHEIRAS E O INCHAÇO DOS OLHOS?

Para além de dormir o suficiente e evitar a tensão ocular, há medidas que pode tomar para ajudar a cuidar da zona delicada dos olhos e a reduzir as olheiras.

Remover suavemente a maquilhagem

A par do tratamento, também pode recorrer à nossa aliada Maquilhagem. Um bom concealer, adequado ao tipo de pele e temperatura da olheira, faz verdadeiros milagres e ajuda a obter um aspeto mais repousado.

Quando retirar a maquilhagem, utilize uma fórmula suave e retire cuidadosamente a maquilhagem dos olhos sem puxar ou esfregar. Um óleo de limpeza removedor de maquilhagem, como o Midnight Recovery Cleanser, pode ajudar a remover máscara de pestanas e eyeliner, enquanto limpa o rosto e o livra de impurezas.

Para remover a maquilhagem de olhos mais resistente, pode colocar uma dose deste produto sobre um disco de algodão (preferencialmente dos reutilizáveis) e pressionar a área durante 10 segundos. Desta forma, os óleos “derretem” o pigmento e não necessita de esfregar os olhos, poupando-os de um gestual que os sensibilize. Um puxão excessivo pode até provocar hiperpigmentação e fazer com que as olheiras se tornem mais evidentes.

Suavidade no Tratamento

Use um sérum ou creme (ou ambos) para ajudar a diminuir visivelmente as olheiras. Ao aplicar o creme de olhos, faça-o em movimento ascendente e de dentro para fora, com o dedo anelar (que exerce menos pressão), terminando com leves batidinhas ao longo do osso orbital.

Proteja os seus olhos do Sol

A exposição aos raios UV é uma das principais causas dos primeiros sinais de envelhecimento e pode potenciar hiperpigmentação, consequentemente realçando as olheiras. Proteja o rosto usando protetor solar e óculos de sol com lentes polarizadas e com proteção UV.

Refresque com uma Compressa Fria

Se alguma vez fez um tratamento facial e lhe colocaram rodelas de pepino sobre os olhos, é por este motivo: os vasos sanguíneos debaixo dos olhos podem dilatar e contribuir para o aparecimento de olheiras; estudos demonstram que colocar uma compressa fria ou uma colher gelada sobre a zona ocular ajuda a contrair novamente os vasos. Hoje em dia, existem inclusive vendas para dormir que se colocam no frigorífico umas horas antes e lhe proporcionam uma sensação de alívio e frescura instantânea.

QUAIS SÃO OS MELHORES PRODUTOS PARA AS OLHEIRAS?

Usar um creme para o contorno dos olhos é um passo essencial na sua rotina de cuidados de pele - quer tenha ou não olheiras. É uma zona do rosto com necessidades próprias que não devem ser descuradas. No entanto, se a sua principal preocupação são, de facto, as olheiras, ao seleccionar um tratamento para a região ocular, procure fórmulas com ingredientes como:

VITAMINA C

A vitamina C é um ingrediente com eficácia comprovada nos cuidados de pele, frequentemente utilizada em fórmulas para ajudar a diminuir a hiperpigmentação (como manchas escuras), obter luminosidade ou prevenir e tratar linhas e rugas. A aplicação de um sérum de Vitamina C nos olhos, como o nosso Powerful-Strenght Line-Reducing & Dark Circle-Diminishing Vitaminc C Eye Serum, ajuda no clareamento das olheiras e simultaneamente a melhorar o aspeto das linhas e rugas em torno dos olhos.

Vitamina C
Peptídeos

PEPTÍDEOS

Os Peptídeos são moléculas de aminoácidos que compõem as proteínas e têm sido cada vez mais utilizados na cosmética, por ofereceremm múltiplos benefícios à pele. As fórmulas que incluem peptídeos podem reduzir o inchaço dos olhos, diminuindo os papos, e potenciar a luminosidade, clareando a olheira. O nosso Super Multi-Corrective Eye Zone Treatment, é rico em peptídeos de colagénio, que é composto por 3 aminoácidos veganos que ajudam a melhorar o colagénio natural da pele.

PRO-RETINOL

O Pro-Retinol é um derivado mais gentil do Retinol que é conhecido por uniformizar o tom da pele, suavizar a textura e combater os radicais livres. Um creme para os olhos com Pro-Retinol, , pode ajudar a minimizar as olheiras enquanto suaviza, ilumina e reduz o inchaço.

CAFEÍNA

A Cafeína é conhecida pelas suas propriedades energizantes e estimulantes, podendo assim ajudar a diminuir o inchaço em torno da zona ocular. O nosso Eye Fuel, um creme de olhos para os homens, formulado com Cafeína, oferece uma sensação refrescante e um aspeto mais descansado e acordado ao controno dos olhos, combatendo ativamente as olheiras e o inchaço.

Cafeína
Produto adicionado à lista de desejos