COMO TRATAR MANCHAS SOLARES PARA UMA PELE UNIFORME

Todos nós adoramos os dias de sol e calor para ir à praia ou à piscina, mas nem sempre tomamos os devidos cuidados, por vezes temos de enfrentar os danos do sol que podem ir para além de uma queimadura solar . Sem a devida proteção, a pele pode desencadear pequenas manchas escuras planas conhecidas como manchas de sol. As manchas solares são um tipo de descoloração provocada pela exposição repetida aos raios solares, que, ao contrário das sardas, estas não desaparecem naturalmente, mesmo sendo inofensivas pode acabar por se tornar frustrante lidar com elas.

Felizmente é possível reduzir o aparecimento de manchas escuras e descolorações na pele. De seguida falaremos sobre o que são as manchas solares, como se formam e como as reduzir. Leia o nosso guia de manchas provocadas pelo sol e a nossa rotina para obter uma pele uniforme e com uma aparência radiante.

O que são Manchas do Sol, também conhecidas por Manchas Solares?

As manchas solares são áreas descoloradas da pele que aparecem como manchas lisas de cor castanha, cinza ou preta e podem ser resultado da contínua exposição ao sol ou do tempo gasto em câmaras de bronzeamento. Essas descolorações normalmente aparecem no rosto, mãos, braços, peito e costas e enquadra-se em três categorias: manchas solares, hiperpigmentação ou manchas escuras. Enquanto as manchas solares são provocas pela exposição ao sol, a hiperpigmentação e as manchas escuras são provocadas no pós–acne ou após um trauma e inflamação dnuma área hiperconcentrada na pele, pela idade ou algo que desencadeie uma elevada produção de pigmento numa área definida.

O que causa as Manchas Solares na Pele?

Para prevenir as manchas solares é preciso primeiro entender como é que elas se formam.Tal como o nome indica estas manchas são provocadas principalmente pelo sol. O sol emite uma radiação poderosa conhecida como radiação ultravioleta, mais conhecida como os “raios UV”. A exposição frequente aos raios UVA e UVB pode levar ao envelhecimento prematuro e causar linhas finas, rugas e perda de elasticidade. Estudos mostram que os raios ultravioletas também causam hiperpigmentação. A radiação UV afeta a síntese de melanina, o que pode causar pigmentação temporária e manchas escuras permanentes. Como esse processo ocorre ao longo do tempo e com repetidas exposições ao sol, as manchas solares são comuns entre adultos com mais de 50 anos, daí o apelido de “manchas senis ”. Ainda assim, se a sua pele é frequentemente exposta ao sol sem proteção solar, não se surpreenda se as manchas solares aparecerem ainda mais cedo, visto que a partir dos 25 anos, temos 20% de hipóteses de as ter e mesmo essa percentagem sobe para 90% na gravidez.

Porque é que as Manchas Solares parecem Manchas Escuras na pele?

As manchas solares aparecem mais escuras na pele, porque em contacto com o sol a pele produz mais pigmento para tentar proteger a mesma dos diversos raios UV causando assim as diversas manchas escuras na pele emtons de castanho ou preto.

Qual é a Diferença entre Manchas Solares e Sardas?

As sardas  são também conhecidas como efélides e são causadas por uma maior concentração de pigmentos escuros na pele. Estas normalmente aparecem nas áreas com mais exposição solar, mas acabam por ser diferentes das manchas solares, visto que não são causadas pela superexposição solar, mas sim por causas genéticas. As sardas costumam desaparecer nos meses de inverno e apresentam uma cor vermelha a castanho claro. Por outro lado, as manchas solares, que são causadas pela exposição aos raios UV, não desaparecem com as mudanças de estação e podem ser de cor amarelo clara a castanho-escuro ou preto.

As Manchas Solares são perigosas ou prejudiciais?

Embora possam parecer preocupantes, as verdadeiras manchas solares são benignas e não representam nenhum risco para a saúde. No entanto, como podem parecer semelhantes a tumores cancerígenos, é melhor que todas as novas manchas solares sejam examinadas por um dermatologista (principalmente se mudarem de aparência, pois isso pode ser um sinal de melanoma, um tipo de cancro de pele). Também é essencial lembrar que a exposição ao sol, quer resulte em manchas solares ou não, pode causar danos e estar ligada ao cancro de pele.

Os especialistas recomendam consultar um dermatologista uma vez por ano para um exame de pele de corpo inteiro.  O dermatologista inspecionará a sua pele, observando as manchas para avaliar o seu tamanho, cor, forma e se elas mudaram desde o seu último exame.  Aqueles que têm maior risco de desenvolver cancro de pele podem precisar de exames mais frequentes – falecom seu médico para determinar com que frequência deverá efetuar o seu rastreio.

As Manchas de Sol desaparecem?

É possível que as manchas de soldiminuam ou desapareçam completamente com o tempo se estiver a usar ingredientes poderosos e eficazes e/ou procurar tratamento de um profissional de cuidados da pele.  Produtos com ingredientes como ácido glicólico, Aloé Vera, Activado C e Vitamina C podem ajudar a reduzir o aparecimento de manchas escuras causadas pelo sol e outras descolorações ao longo do tempo.  O nosso Clear Corrective Dark Spot Corrector usa o poder do Activado C, uma forma potente de vitamina C, para ajudar a uniformizar o tom da pele e melhorar a clareza geral da pele.

Existe tratamento para as Manchas de Sol na pele?

Adicionar produtos que ajudam a clarear e uniformizar o tom de pele e as manchas escuras à sua rotina de cuidados com a pele pode ajudar a diminuir os sinais de manchas solares existentes ou descolorações, ajudar a minimizar os gatilhos de hiperpigmentação e melhorar a clareza geral da pele.

Para uma rotina de cuidados de pele com manchas , recomendamos a nossa coleção Clearly Corrective com uma forma suave, porém eficaz a aumentar o brilho e melhorar a clareza para uma pele com aparência saudável e limpa.  Esfoliar a pele é uma ótima maneira de estimular a renovação celular para uma pele renovada e visivelmente mais saudável. Além disso, e depois de toda a rotina de hidratação, é importante usar proteção solar diariamente para ajudar a proteger a pele e prevenir a formação de manchas.

Como Manter um Tom de Pele Uniforme?

Uma rotina de aclaramento de pele para as áreas de descoloração, juntamente com fórmulas calmantes para a pele, incluindo ingredientes como Calêndula e Óleo Essencial de Lavanda, pode ajudar a manter uma pele uniforme . Experimente as nossas fórmulas eficazes, como o nosso Calendula Water Cream e o nosso Midnight Recovery Concentrate para acalmar a pele e ajudar a mantê-la uniforme e radiante. Se estiver com olheiras devido à fadiga digital ou noites mal dormidas, experimente o fabuloso creme para o contorno ocular Creamy Eye Treatment with Avocado ajudando a descongestionar e a conferir hidratação e luminosidade.

Como Prevenir Manchas Solares?

A prevenção começa com um filtro solar como um primeiro passo na defesa contra os danos do sol ou os raios UV prejudiciais para as camadas de pele.

Como tirar as Manchas da Pele?

Não importa quantas vezes pesquise “como se livrar das manchas solares”, pois não encontrará uma solução instantânea.  A única maneira infalível de se tirar as manchas da pele  provocadas pelo sol é fazendo com que sejam removidas por um dermatologista (e como é considerado um procedimento cosmético, os tratamentos profissionais para remover as manchas de sol raramente são cobertos por seguro). Existem, no entanto, vários tratamentos de pele sem receita que podem desbotar e reduzir significativamente o aparecimento de manchas escuras.  Para clarear manchas escuras  com o tempo, recomendamos usar um sérumaclarador, como o Clearly Corrective Dark Spot Solution. É um tratamento diário que ajuda a uniformizar o tom da pele e realça a clareza para uma tez com aspeto mais saudável.  Outra opção é usar um tratamento direcionado como as Ampolas de renovação de clareza acelerada claramente corretiva. Estas ampolas de brilho podem ser pequenas, mas têm um efeito poderoso.  O tratamento de 14 dias ajuda a melhorar visivelmente a textura da pele e desbotar a hiperpigmentação, graças a uma fórmula poderosa que contém vitamina C e uma mistura de ácidos lático, glicólico e fítico.

Claro, um tratamento temporário não será tudo que precisa.  Para manchas de sol no rosto , recomendamos seguir uma rotina diária de clareamento da pele para reduzir hiperpigmentação gradualmente.  Abaixo, uma rotina projetada para clarear, suavizar e prevenir manchas escuras e outros sinais visíveis de danos do sol para uma tez mais clara e uniforme.

Rotina diária de Kiehl’s para pele com manchas do sol

Para uma pele com manchas solares comece por lavar o rosto com o gel de limpeza e exfoliante Clearly Corrective Brightening & Exfoliating Daily Cleanser, de seguida use a essência Clearly Corrective Brightening & Soothing Treatment Water para ajudar a refrescar e iluminar a pele para uma aparência saudável..

Para reduzir as manchas e uniformizar o tom de pele utilize um sérum anti-manchas, o Clearly Corrective Dark Spot Solution, é o indicado. Recomenda-se para o passo seguinte o hidratante diário Clearly Corrective Brightening & Smoothing Moisture Treatment, para obter uma pele visivelmente hidratada e com um tom e textura uniforme e radiante.

Etapas extra para minimizar manchas solares no rosto

Para otimizar o tratamento anti-manchas recomenda-se fazer um esfoliante de microdermoabrasão para ajudar a renovação de colagénio e celular, suavizar a pele e reduzir o aparecimento de novas manchas ou eventuais sinais visíveis de envelhecimento. Este pode ser o Epidermal Re-Texturizing Micro-Dermabrasion, porém não deve ser aplicado em peles sensíveis, por ser um esfoliante mais abrasivo.

Produto adicionado à lista de desejos