Retinol

Retinol: um poderoso aliado no combate ao antienvelhecimento

Em certo momento, de certeza já deve ter ouvido falar de um dos ingredientes revolucionários atualmente na cosmética: o retinol.  São inúmeros os benefícios associados a este poderoso antioxidante, desde promover a regeneração da pele a limitar o avanço da idade. Mas afinal o que é o retinol e porque é tão falado?

Em termos simples, o retinol é um derivado da vitamina A e é conhecido por muitos por ser um elixir da juventude, devido às suas propriedades antioxidantes e à eficácia no combate dos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. No entanto, antes de começar a incorporar produtos com retinol na sua rotina de beleza diária, é fundamental entender como funciona e como tirar um melhor partido deste componente.  

O retinol é um dos componentes antienvelhecimento mais recomendados por dermatologistas, pois contribui para o processo de renovação celular e tem a capacidade de manter a sua pele com aspeto saudável e radiante durante mais tempo. Existem várias opções ao seu alcance, como sérum de retinol ou creme com retinol. Descubra qual a mais indicada para si!

Benefícios do uso de retinol para a pele

Com o passar do tempo, a sua pele vai perdendo elasticidade e firmeza, resultado natural do processo de envelhecimento. Apesar do envelhecimento ser algo que faz parte da vida e é inevitável, cada um tem o poder e o direito de envelhecer melhor ao usar os produtos anti-idade adequados

O retinol é a arma secreta para conseguir uma pele com melhor aspeto por mais tempo. Originalmente o retinol usava-se para tratar de problemas de acne, mas depois de descobertos os efeitos secundários positivos, nomeadamente em ativar o processo de rejuvenescimento da pele, passou a ser um dos ingredientes mais cobiçados da cosmética anti-idade. Para além de contrariar e retardar os sinais da idade, são várias as vantagens em usar este forte antioxidante:

  • Melhora a textura da pele.
  • Previne o aparecimento de manchas da idade.
  • Reduz as rugas e linhas de expressão.
  • Elimina as células mortas.
  • Contribui para o processo de renovação celular. 

Como incorporar o retinol na rotina de skincare?

Depois de conhecidos todos os benefícios do retinol para a pele, está na altura de descobrir como começar a incorporá-lo na sua rotina de beleza diária. No entanto, ainda existem muitas dúvidas em como usar o retinol. Embora possa ser incorporado em várias fases da rotina de beleza sob a forma de creme, óleo ou sérum, é importante ter alguns cuidados especiais. 

Primeiro deve aplicar os produtos com retinol. Para conseguir uma hidratação extra e intensa deve combinar o ácido hialurónico com o retinol. O processo de incorporação de retinol deve ser lento e gradual, uma vez que a sua pele necessita de se adaptar a este poderoso ingrediente. Desta forma, irá prevenir e reduzir os riscos de irritação na pele. E, por último, não se esqueça de usar sempre um protetor solar com um fator de proteção elevado.

O retinol aumenta o risco de queimaduras solares?

Não, mas o retinol deixa a sua pele mais sensível ao sol. Por isso, sempre que usar retinol, é essencial complementar com o uso de um protetor solar de proteção elevada. Além disso, é aconselhado utilizar o retinol durante a noite e proteger a sua pele na manhã seguinte.

O retinol irrita a pele?

Muitas vezes existe a dúvida se o retinol é indicado para a pele sensível e se o seu uso pode irritar a pele. De seguida, respondemos a essa dúvida e partilhamos alguns truques para potenciar os seus efeitos. 

Quando se inicia o uso de retinol, é normal sentir uma pequena irritação cutânea. Por isso, é recomendado ser um processo gradual para dar tempo à sua pele de se adaptar a este ingrediente. O ideal seria começar por uma pequena quantidade de 2 em 2 dias, durante 2 semanas. Aumente gradualmente até fazer parte da sua rotina de cuidados diários, sem correr o risco de descamação ou vermelhidão. Deve adaptar a frequência à sensibilidade da sua e, caso sinta desconforto, interromper a sua utilização.

Melhores séruns de retinol para o rosto

Construa a sua rotina de cuidados diária com os produtos com retinol para rosto perfeitos para uma pele jovem e radiante. 

Sérum de Retinol

O poderoso sérum Micro-Dose Anti-Aging Retinol Serum with Ceramides and Peptide reduz visivelmente as rugas ou linhas de expressão, para uma pele mais firme, suave e um tom mais uniforme. 

Sérum de Noite com Retinol

Descubra todos os benefícios do sérum com retinol, Retinol Fast Release Wrinkle-Reducing Night Serum, para a sua pele. Devido à sua elevada concentração em retinol puro, acelera a renovação celular e combate eficazmente o envelhecimento da pele. 

Produto adicionado à lista de desejos